BOMBEIROS NA ESCOLA

Diuturnamente o ser humano encontra-se diante de situações que oferecem riscos a sua integridade física, psíquica e emocional, sejam elas no trânsito, no trabalho, na escola ou até mesmo no âmbito doméstico.
Dados do Ministério da Saúde apontam para a grande vulnerabilidade das crianças diante de acidentes domésticos que, muitas vezes, são ocasionados pela negligência de seus responsáveis ou até mesmo pela curiosidade e imaturidade.
No entanto, existem ações e cuidados simples que podem prevenir a ocorrência de acidentes e desastres ou minimizar os danos sofridos quando do envolvimento destes. Essas orientações são fundamentais para salvar vidas.
Criar uma consciência prevencionista, bem como realização de ações preventivas e protetivas torna-se um desafio que precisa ser enfrentado por toda a comunidade, pois a prevenção significa evitar custos econômicos e sociais gerados pelos riscos da concretização dos desastres.
Nesta temática o programa apresenta noções gerais da percepção de riscos e atitudes seguras preventivas de primeiro grau que visam à capacitação do corpo docente das escolas de ensino fundamental, formando multiplicadores destas informações e treinamentos aos alunos, de forma a difundir esses conhecimentos na comunidade, e deste modo iniciar um processo de conscientização que potencialize uma mudança cultural direcionada a construir comportamentos individuais e coletivos apropriados que permitam um processo de formação.
          O professor multiplicador consiste no profissional do ensino que recebe a capacitação do Corpo de Bombeiros em um curso específico, onde receberá as orientações sobre como agir em caso de sinistros e acidentes, bem como informações sobre os atos e condições inseguras, para desta forma transmitir esses conhecimentos à comunidade escolar, desenvolvendo projetos e ações integradas com o Corpo de Bombeiros.

            Objetivos do Programa:
- Criar na comunidade uma consciência prevencionista, onde as atitudes seguras estejam incorporadas ao dia a dia das pessoas, evitando acidentes das mais variadas formas;
- Orientar a comunidade escolar sobre os procedimentos a serem tomados em caso de sinistros, bem como noções de primeiros socorros que podem salvar vidas;
- Desenvolver nas Escolas, através dos professores multiplicadores da prevenção e proteção a acidentes e sinistros, atividades curriculares e extracurriculares que estimule os alunos a desenvolverem estudos, pesquisas e trabalhos sobre a temática.




Nenhum comentário:

Postar um comentário